O que você deveria saber antes (e depois) de atualizar para o Wordpress 2.8

No último dia 10 de junho de 2009 foi lançada a versão 2.8 do Wordpress e muitas novidades, principalmente na interface de administração podem ser vistas. A equipe do Wordpress mostra a cada nova versão que seu CMS, que outrora era apenas um script de gerenciar blogs, ainda pode dar muita dor de cabeça no concorrentes de gerenciamento de conteúdo para web.

wordpress-logo-stacked-rgb

Mas antes de correr para atualizar para a nova versão, você precisa tomar alguns cuidados quanto à compatibilidade e entender o que há de novo por aí.
  1. Compatibilidade de Plugins. O Core do WP muda ligeiramente a cada versão, assim como a estrutura de algumas tabelas no banco de dados. Plugins desenvolvidos para versões anteriores precisam ser testados com as novas mudanças e nem todos eles irão funcionar na nova versão (pelo menos não irão até que saia uma atualização do plugin).
  2. Compatibilidade de Temas. A mesma coisa que acontece com os plugins, alguns temas podem conter algumas funções ou propriedades que não são compatíveis com a nova versão, neste caso você poderá simplemente ver uma tela branca ou de erro. Então verifique se seu tema está compatível com a versão 2.8
Novidades da nova versão
  1. Busca e Instalação de Temas. A nova versão integrou uma busca por quantidade de colunas, cores e até por elasticidade do layout na sessão de gerenciamento de temas. Uma vez escolhido, o tema é baixado e instalado na mesma hora.
  2. Editor de Temas. Agora o editor de temas está colorindo tags (syntax highlighting) e fornecendo dicas de propriedades do codex wordpress no próprio editor - da mesma forma que as IDEs de linguagens de programação fazem. Isso será muito útil para quem desenvolve para a plataforma.

    wordpress-28-code-editor

  3. Sistema de Tags. Assim como era no editor de categorias, você agora pode editar nome, slug e descrição de cada Tag cadastrada no sistema.
  4. Melhor Interface de Widgets. A interface de Widgets, que ainda era um pouco confusa até a última versão, está muito mais intuitiva e fácil de usar.
  5. Interface de Administração. Agora você pode arrastar e soltar, escolher quantas colunas quer na sua interface e configurar seu dashboard para aparecer exatamente com as informações que preferir, e está muito fácil fazer isso. Lembra um pouco a interface do Netvibes inclusive.
Wordpress é uma ótima ferramenta não só para blogs, como muitos pensam, mas no gerenciamento de conteúdo em geral e vem roubando espaço do Joomla e Drupal principalmente pela sua comunidade de desenvolvedores, que é uma das mais fortes e ativas atualmente. A nova interface da administração do Wordpress é um exemplo de que a equipe está pensando principalmente no usuário que vai administrar o conteúdo e isso tem se tornado o principal diferencial do Wordpress para todos os seus adversários. Eles que se cuidem. Mais informações no webdesignbooth.

Fique atualizado Siga-me no Twitter @richardbarros

2 comentá em “O que você deveria saber antes (e depois) de atualizar para o WordPress 2.8

  1. Alexandre 24/06/2009 13:51

    Caro Richard, parabéns pelo blog e pelas ótimas informações sobre o WordPress.

    Achei muito interessante as informações que aparecem no final dos posts:

    Você chegou até aqui procurando por “atualizar WordPress 2 8” no http://www.google.com.br. Você poderá encontrar mais textos sobre o assunto nas categorias: cms, wordpress.

    Qual plugin vc usa para dar gerar essas informações?

    Obrigado,
    Alexandre

    Responder

  2. Fabio Teodoro 06/07/2009 18:32

    Olá amigo, tudo bem? Vou comentar.
    Bom, eu uso em um dos meus sites o WP 2.8. E sim, esta muito melhor! A partir do 2.7 para cá esta muito show mesmo. Eu tive alguns plugins que não funfaram de cara. Mas é aquele lance, esperar para eles lançarem os “updates” de resto fabuloso. Interface e a praticidade de usar. Fico imaginando quando tiver já alguns temas em flash… Ai é show!
    Abraço e seu site é show!
    Fabinho

    Responder

Faça um comentário

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>