Resenha do livro Gestão Estratégica do Design

Recebi um convite da editora MBooks para avaliar o livro Gestão Estratégica do Design, como um ótimo design fará as pessoas amarem sua empresa. O livro é a edição nacional do Do You Matter? How Great Design will make People Love Your Company de Robert Brunner, diretor de design da Apple nos anos 90, e Stewart Emery, consultor importante que levou a Mastercard a criar sua campanha "não tem preço". Este artigo representa a minha opinião pessoal sobre a obra.
gestao_estrategica_do_design_big
Design é um termo que acredito ser muitas vezes mal interpretado aqui no Brasil. O principal motivo é o de sua tradução ter sido usada erroneamente por tanto tempo. O Industrial Design invadiu os corredores acadêmicos brasileiros como Desenho Industrial, quando deveria ser tratado como projeto industrial ou planejamento industrial. O Design do título do livro é desse tipo e não se refere só a desenhos. Os autores tratam o Design como foco do negócio e usam exemplos da Apple, Microsoft, Samsung e até Harley-Davidson para levantar o que é importante no processo de criação e finalização de um produto.
"Design é um processo vivo e contínuo que precisa aprender com os erros, se refrescar e assumir novos riscos o tempo todo."
bookcover
O livro mostra a importância de uma empresa ter a cultura voltada para o Design e trata do assunto de forma concisa. O tema é abordado com uma visão mais gerencial e empresarial, ótimo para quem está buscando uma visão de cima para baixo de projetos e planejamento. À primeira vista "Gestão estratégica" pode parecer um daqueles livros super técnicos e chatos, mas acredite: Não é! É muito interessante conhecer os bastidores de grandes marcas e seus produtos, e ainda, sob uma visão de profissionais que realmente podem falar de inovação. Suas páginas são bem ilustradas e a diagramação é ótima - realmente me surpreendeu. Embora todos os exemplos sejam de empresas norte-americanas, são cases muito interessantes também para nós brasileiros. Seu foco está em executivos e empresários e não é exatamente um livro para estudantes de graduação, mas recomendaria para qualquer um que busque uma visão maior do poder do Design em grandes projetos e grandes empresas. O livro está disponível e pode ser comprado online no Submarino.

Gostou do artigo? Siga-me no Twitter @richardbarros

Faça um comentário

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>