Método Seinfeld de Motivação e Produtividade

seinfeld-is-sort-of-backJerry Seinfeld é um humorista que, além de protagonizar a série Seinfeld e de ser responsável pela animação Bee Movie, também é muito famoso por popularizar o gênero de comédia stand up no mundo inteiro. Além de comediante e milionário, o cara também possui um método de produtividade super simples de praticar e eficaz para o dia-a-dia. Ele conta que quando começou a criar roteiros para suas apresentações stand up sofria de um problema sério de acumulação de tarefas e quanto mais perto o dia do show ficava, maior a pressão e menos ideias apareciam. Então criou essa corrente de motivação, que consiste em pegar um calendário e marcar um "X" no dia em que fez alguma coisa pelo projeto. Você pode ter criado dezenas de páginas ou apenas uma linha, o importante é fazer o projeto andar. Após alguns dias você terá um calendário cheio de marcações de X em sequência. "Don't brake the chain" [não quebre a corrente] - diz o comediante, principalmente porque se você deixar de andar com o projeto por somente um dia, fica muito difícil voltar a trabalhar nele.

seinfeld_calendar

Seinfeld afirma também que quando trabalha um pouco diariamente tem resultados de melhor qualidade que se sentasse pra escrever 100 piadas em um dia. Funciona porque é motivador, mantém você pensando no projeto e cria hábitos diários. Você pode até praticar em uma aplicação web do Smarterfitter baseada nessa ideia de Chain Calendar. Eu conheci sua corrente de produtividade no site Lifehacker alguns anos atrás e já utilizei em diversos projetos pessoais que não conseguia terminar. Hoje em dia sempre que algum projeto pessoal é vítima de procrastinação eu recorro à ele e funciona muito bem. Faz um teste aí depois me conta o que achou.

Quer mais code & design? Siga-me no Twitter @richardbarros

4 comentá em “Método Seinfeld de Motivação e Produtividade

  1. Helio 03/02/2009 12:47

    Ótimo lifehack

    colocarei em pratica.

    Responder

  2. Isabela Cabral 03/02/2009 12:57

    Ooolha, que bacana. Estou mesmo precisando de algo para combater a procrastinação. Vou dar uma olhada.
    Valeu pela dica!

    Responder

  3. Lawrence Jorge RS 03/02/2009 12:59

    Maneiro!!! Vou usar!!! (primeiro tenho q arranjar um calendário!) RS!!!! T+

    Responder

  4. André Pessoa 03/02/2009 21:14

    Richard é web e metodologia!

    Responder

Faça um comentário

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>