Veja o que rolou no 2º Encontro de TI e 14º de Webdesign no Rio de Janeiro

Neste último sábado aconteceram simultaneamente no Rio de Janeiro os encontros de TI e de Webdesign (#ETI e #EWD) da Arteccom.  Na semana anterior ao evento a organização anunciou aos inscritos que poderiam transitar livremente de um para outro e no fim das contas este foi um dos maiores acertos para o sucesso do evento. Algumas palestras eram multidisciplinares e passavam conceitos importantes para as duas áreas, a galera soube aproveitar bem isso e o networking entre TI e Webdesign foi imprescindível.

foto1

Algumas boas discussões sobre novas tendências foram debatidas e vou levantar aqui alguns dos pontos que acredito que deveriam transcender o evento e chegar a todo desenvolvedor ou designer para se questionarem sobre suas atitudes, escolhas e tecnologias. Interfaces Ricas - RIA Aconteceu uma apresentação de cases de grandes e fantásticas campanhas em Flash, super criativas e muito bem exploradas, com o Zeh Fernando defendendo o design emocional e um maior envolvimento do público com esse tipo de campanha. Geralmente sem preocupação com SEO ou Acessibilidade, são peças que conseguem atingir o público-alvo por divulgação em outras mídias ou no boca-a-boca, mas que também não costumam ficar por um longo período de tempo online.   Enquanto isso (não simultaneamente) em uma outra sala, o PC Silva apresentava de uma forma um pouco mais técnica a utilização do Flex e do Adobe Air para RIA e sistemas tanto web quanto desktop, usando como principal argumento o aumento do uso dessa tecnologia e a facilidade na programação de um código formatado nos padrões XML.  Gerenciadores de Conteúdo - CMS Paulino Michellazo levantou a bola para discussão sobre os mais utilizados CMS do mercado e Wordpress, Joomla e Drupal são discutidos minuciosamente para esclarecer que tipo de público ou produto cada um deles melhor atende. Como sempre, Wordpress acaba melhor para blogs, Joomla para sites menores e desenvolvedores um pouco mais safos e Drupal para quem gosta de mais desafios. Eu, particularmente, já adquiri uma boa experiência com uso de Wordpress como CMS e conheço suas limitações, que são bem poucas. Utilizo como gerenciador de conteúdo não só para sites institucionais como para sites 100% em Flash. Posso afirmar que é possível e muito prático usar o WP, mas não tão fácil quanto alguns imaginam. Linguagens de programação Outra discussão que rolou foi sobre semântica de código e técnicas de programação mais ágeis. Foram colocadas em cheque as linguagens mais utilizadas como .NET e Java e a novas e aparentemente promissoras Ruby on Rails e Flex. O código do Ruby on Rails é super semântico e você consegue, além de fazer muito com poucas linhas, entender tudo que está acontecendo somente pelo nome dos objetos e variáveis. É claro que também é possível fazer código semântico com qualquer outra linguagem, mas a arquitetura do RoR é muito ágil e Fabio Akita e Guilherme Chapiewiski defenderam isso com muita competência.

3393880990_b0777cfb04

Inovação Digital e o novo Empreendedorismo Em duas apresentações incríveis, Gui Giardelli defendeu de uma maneira nobre e nacionalista a inovação digital no Brasil e a união das equipes para um movimento de criação mais ativo no país. Não só criação de novas idéias e empresas, mas também de conteúdo e de novas aplicações web. Tarefas que precisam de nada além de um computador com internet e um pouquinho de tempo. Para a galera de desenvolvimento, fica a dica: Criar um concorrente global para o McDonalds ou Coca-Cola pode ser bem complicado, mas você pode do seu quarto desenvolver um forte concorrente para Orkut ou Youtube. Ou ainda, alguma outra aplicação que seja muito mais útil para a sociedade, tanto global quanto local. Tem muita gente que pode fazer, mas não dá o primeiro passo, vamos dar um gás nisso!

3393893350_2531f858cb-1

O saldo do evento foi muito positivo, sem contar grandes amigos que reencontrei e outros tantos novos amigos que fiz. A organização merece os parabéns por manter a iniciativa e por ajudar a unir mais ainda os profissionais aqui do Rio de Janeiro. Que venha o próximo! Obs. As fotos foram retiradas do Flickr da Pathaddad com a devida autorização =)

Tem sede de design e código? Siga-me no Twitter @richardbarros

7 comentá em “Veja o que rolou no 2º Encontro de TI e 14º de Webdesign no Rio de Janeiro

  1. Lua 29/03/2009 15:50

    ótimo post. adorei. inclusive eu de costas na última foto, ha!
    bjs

    Responder

  2. Mario Filho 29/03/2009 16:07

    Não parece, mas estou na última foto, atrás do meu GRANDE amigo @lebravo. hahahah

    Responder

Faça um comentário

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>