O botão comprar e sua usabilidade

Já foi o tempo que a lábia era o principal determinante para a concretização de uma venda. O faturamento das lojas de comércio eletrí´nico em 2007 já é 47% maior que no mesmo perí­odo do ano anterior e novas lojas nascem a cada dia.

O design da interface para e-commerce é um capí­tulo a parte justamente porque ele que é o vendedor nessa história. A arquitetura da informação e a usabilidade são cruciais e o usuário deve cumprir o percurso todo sem encontrar obstáculos e com o mí­nimo de frustração possí­vel.

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Para analisar o estado evolutivo dos layouts de e-commerce reuni em uma só imagem diversos botões Comprar das mais diversas lojas virtuais do Brasil e o resultado é bem interessante.

Coleção de Botões Comprar

Um botão tí­mido é um vendedor tí­mido?

Algumas lojas se satisfazem com um submit de formulário, outras com apenas um pequeno í­cone de carrinho, mas as lojas virtuais de maior porte usam botões nitidamente mais sóbrios e estimulam o clique.

Percebam que Comprar é a tarefa mais importante deste nicho e não deve ser tratado como um simples botão de formulário ou um simples hyperlink de texto.

Muitas vezes o usuário já está convencido do que quer, mas ainda não foi persuadido. Quer pular e falta aquele empurrãozinho amigo, sabe? Essa é a função que o botão comprar deve cumprir e podemos perceber a importí¢ncia que os grandes portais já dão para isso.

O estudo da usabilidade não precisa ser uma tarefa chata e é um meio muito importante de evitar a evasão do usuário. Se quiser aprender mais, comece pelo livro Não me Faça pensar de Steve Krug, que está na minha cabeceira e é leitura obrigatória para qualquer designer ou desenvolvedor web.