O botão comprar e sua usabilidade
Já foi o tempo que a lábia era o principal determinante para a concretização de uma venda. O faturamento das lojas de comércio eletrí´nico em 2007 já é 47% maior que no mesmo período do ano anterior e novas lojas nascem a cada dia.
O design da interface para e-commerce é um capítulo a parte justamente porque ele que é o vendedor nessa história. A arquitetura da informação e a usabilidade são cruciais e o usuário deve cumprir o percurso todo sem encontrar obstáculos e com o mínimo de frustração possível.
Compre este produto!
Para analisar o estado evolutivo dos layouts de e-commerce reuni em uma só imagem diversos botões Comprar das mais diversas lojas virtuais do Brasil e o resultado é bem interessante.
Um botão tímido é um vendedor tímido?
Algumas lojas se satisfazem com um submit de formulário, outras com apenas um pequeno ícone de carrinho, mas as lojas virtuais de maior porte usam botões nitidamente mais sóbrios e estimulam o clique.
Percebam que Comprar é a tarefa mais importante deste nicho e não deve ser tratado como um simples botão de formulário ou um simples hyperlink de texto.
Muitas vezes o usuário já está convencido do que quer, mas ainda não foi persuadido. Quer pular e falta aquele empurrãozinho amigo, sabe? Essa é a função que o botão comprar deve cumprir e podemos perceber a importí¢ncia que os grandes portais já dão para isso.
O estudo da usabilidade não precisa ser uma tarefa chata e é um meio muito importante de evitar a evasão do usuário. Se quiser aprender mais, comece pelo livro Não me Faça pensar de Steve Krug, que está na minha cabeceira e é leitura obrigatória para qualquer designer ou desenvolvedor web.
Helder Santana
Eu esttou lendo esse livro, bem tarde por sinal haha, assim que eu terminar vou começar o do Luiz Agner, gostei também daquele do Felipe Memória.
Mês que vem talvez eu compre o do Tio Jakob.
Usabilidade da cabeça. o/
Fim de ano de loucura.
Se vemos no barcamp rio, só vou precisar de uma coisa:
Que você puxe assunto com todo mundo, pois o povo é tudo gente boa.
Abraço.
Gaby
Gostei do Post. Principalmente pq fui co-autora hahaha..até parece!! Isso dá um artigo, hein?! Keeping Walking!
ric
nota 10 esse site
claudio de olivera
que ria comprar botões
Geasi Martins - Globalcards Crachás de Ponto e Cordões Personalizados
Muito boa materia. Estou implementando mais produtos na minha página principal e queria colocar um botão comprar levando os usuários direto pra minha loja virtual. Encontrei de cara esse blog com essa matéria. Parabéns. Agora já vou incrementar meu botão comprar instigando a venda.
Obrigado
fernando
o botão da Livraria Martins Fontes também é muito bom…
Oh doido
otimo post