Como aprender muito rpido usando a lei de Pareto e a regra das 10.000 horas

Alguns anos atrs eu tive contato com o livro Outliers (Fora de Srie, 2011) e o principal conceito que ele apresenta a regra das 10.000 horas: uma tese de que necessrio 10.000 horas para voc ficar mestre em qualquer habilidade que voc quiser desenvolver.

Mas no apenas um mestre especialista ou uma pessoa habilidosa. Com as 10.000 horas voc se torna um outlier, uma pessoa de habilidade inigualvel e reconhecida mundialmente (World Class Level, segundo o livro).

O autor coloca na mesa uma srie de exemplos prticos e derruba as lendas de pr-disposio ou "dom" e defende que habilidades (ou skills) podem ser aprendidas por qualquer pessoa, desde que a pessoa pratique por muito tempo e com disciplina. Pode ser um esporte, um campo de estudo, um jogo como o Xadrez ou at um instrumento musical.

Existe Dom? Existe talento natural?

Parece muito fcil falar assim, mas 10.000 horas so equivalentes a muita prtica e dedicao. Seria necessrio para atingir essa meta, por exemplo:

  • 3.5 anos de dedicao se desenvolvendo 8 horas por dia
  • 7 anos de dedicao se desenvolvendo 4 horas por dia
  • 14 anos de dedicao se desenvolvendo 2 horas por dia. Todos os dias.

Aqui o autor vai atrs dos atletas exemplares e tambm dos cientistas que ele considera "fora de srie" e encontra neles o mesmo padro. Todos eles, sem exceo se prepararam e se desenvolveram com dedicao por muitos anos e muitas vezes desde criana. Pessoas que tornaram gnios do seu tempo e que adquiriram habilidades incomparveis.

Aprendizado com disciplina

O primeiro passo para voc desenvolver uma habilidade descobrir qual a habilidade que voc quer desenvolver. Voc quer passar numa prova? Aprender um instrumento musical? Ser tornar um profissional melhor?

Entender a sua Skill  essencial para voc planejar as suas horas de estudo e prtica. E se voc estudar somente o necessrio, na melhor ordem, com os melhores modelos de aprendizagem, voc consegue chegar no resultado das 10.000 horas antes de atingir as 10.000 horas. E a que entra o princpio de Paretto.

O Princpio 80/20 (Lei de Pareto)

O princpio 80/20, ou lei de Pareto, foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto e diz que: 20% das aes provocam 80% dos resultados. Tudo comeou quando Pareto demonstrou que aproximadamente 80% da terra na Itlia pertencia a 20% da sua populao. Em paralelo Pareto tambm percebeu que em seu jardim, 20% das vagens continham 80% das ervilhas. E, assim por diante, comeou a observar que essa proporo poderia se encaixar em muitos outros universos.

Alguns exemplos demonstrando a lei de Pareto:

  • A Microsoft notou que, ao corrigir os primeiros 20% dos bugs mais relatados, 80% dos erros e panes relacionadas em um dado sistema seriam eliminados.
  • Cerca de 20% dos esportistas participam de 80% das grandes competies e, destas, 20% ganham 80% dos prmios.
  • Tambm comum em negcios dizer que "80% do seu faturamento vm de 20% dos seus clientes"

Aplicando Pareto na regra das 10.000 horas

Agora que voc conhece os 2 princpios, e se aplicssemos o conceito do 80/20 na teoria das 10.000 horas? Isso quer dizer que.. se estudssemos 20% das 10.000 horas da maneira mais eficaz possvel, teramos o equivalente 8.000 horas de resultados. Isso nos deixaria muito perto de sermos um World Class Master com apenas 2.000 horas de aprendizado e dedicao.

Atualizando as horas, os resultados ficariam assim:

  • 3 anos de dedicao se desenvolvendo 2 horas por dia.
  • 1,5 ano de dedicao se desenvolvendo 4 horas por dia
  • 8 meses de dedicao se desenvolvendo 8 horas por dia. Todos os dias

No incrvel? Para isso, no precisamos ir muito longe. Apenas seguir algumas tcnicas de Speed learning com uma boa disciplina diria.

1. Defina exatamente a habilidade que voc deseja desenvolver

Saiba exatamente a prova que voc quer passar, conhea o instrumento que voc quer tocar, conhea o cargo para o qual voc est se preparando. Aprenda o mximo sobre o desenvolvimento que voc procura obter.

2. Identifique os pr-requisitos para ser excepcional nesta habilidade

Qualquer habilidade vai exigir que voc possua um histrico de aprendizados (background de conhecimento). Se voc quer desenhar bem, por exemplo, precisa ter noes de perspectiva, praticar coordenao motora. Nesta etapa voc precisa dar um passo para trs e listar todas as habilidade pr-requisitos do seu objetivo principal.

3. Pratique. O. Tempo. Todo.

No vai ter outra maneira de dizer isso, mas use todo o seu tempo disponvel possvel para praticar. Cada segundo na sala de espera do mdico, na fila do nibus, assistindo televiso, enquanto est no escritrio, vai contar para seu objetivo final. Cada hora de prtica uma hora mais perto que voc vai estar do seu objetivo.

Motivao e disciplina

A cada dia que passar, eu garanto, voc vai se perceber mais perto do seu objetivo. Inclusive misturar esses dois conceitos foi determinante para minha evoluo como empreendedor e tambm como msico. Alm disso, essa foi exatamente a tcnica que usei para aprender trombone de vara, um instrumento musical super difcil e que eu achava que nunca teria habilidade para isso. Se quiserem at posso contar essa histria melhor uma outra hora...

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