Atualize seu Navegador – Conheça o updateyourbrowser.net

[Are you looking for an English version of this article?]

Se você desenvolve para web sabe o quanto é trabalhoso e irritante ter que fazer sites cross-browser. O principal motivo para essa frustração é que uma quantidade razoável de usuários ainda está usando o Internet Explorer 6, um navegador antigo, com falhas de segurança, que renderiza de uma maneira bem diferente dos outros browsers e dá suporte para bem poucos seletores e propriedades CSS.

A idéia é fazer que os usuários migrem para o Internet Explorer 7 ou ainda escolham um novo browser como o Mozilla Firefox ou Google Chrome, que são browsers com rendering mais próximo dos padrões. Desta forma, quem sabe um dia não conseguimos transformar a quantidade de usuários de IE6 em uma minoria absoluta dentro das estatísticas de visitas de nossos sites.

Fomentando essa idéia e inspirado no finado trabalho do savethedevelopers.org, criei o site update your browser (atualize seu navegador), que fornece um código javascript para você colocar no seu site e que avisará aos usuários de IE6 que estão usando um navegador antigo, com falhas de segurança e que devem atualizá-lo para ampliar sua experiência com a web.

uyb

Conto com a comunidade de desenvolvedores para ajudar a divulgar a idéia. O site é recente e vai receber implementações regularmente. Já temos uma versão em inglês saindo do forno, novas opções de browser para serem listadas e também estou otimizando o javascript para ficar ainda mais leve.  Visite o site em http://www.updateyourbrowser.net

[UPDATE] Agora o link http://www.atualizeseunavegador.net também leva para a mesma campanha.

[UPDATE 01/2013] Agora a barrinha aparece corretamente para versões antigas do Opera.

Obrigado por todas as sugestões e continuem comentando. =)

Fique atualizado Siga-me no Twitter @richardbarros

89 comentá em “Atualize seu Navegador – Conheça o updateyourbrowser.net

  1. André Pessoa 07/11/2008 15:28

    Uau! IQUAL AO FLASHPLAYER! =c D

    Responder

  2. Rodrigo Costa 07/11/2008 15:40

    Acredito q a principal causa da sobrevida do IE6 se deva ao fato d q é preciso autenticação de software genuino pra fazer o download do IE7 pelo site da Miscrosoft. Em terra de hegemonia dos computadores com Windows pirata, acredito q ainda devamos ter q conviver com o browser por mais tempo, mesmo q o sujeito seja convidado a fazer o update através dessa ferramenta.

    De qualquer forma, acho uma ótima idéia. Parabéns pela iniciativa. Abs

    Responder

  3. Gabi 07/11/2008 16:21

    Precisamos fazer alguma ação viral para divulgar isso ai! hahaha
    Muito bom! Agora temos todos os links em um único lugar =)

    Responder

  4. Alexandre Romero 13/11/2008 16:12

    Richard,

    Parabéns pela iniciativa, já estou adotando e espalhando para todos os desenvolvedores que conheço. Uma dica é que você deixe bem claro que todos os navegadores listados são gratuitos, pois muitos – como o nosso amigo Rodrigo aí em cima – ainda não sabem que o Internet Explorer 7 não precisa de nenhuma autenticação e funciona em qualquer Windows pirata há muito tempo.
    Abs!

    Responder

  5. Ricardo Heidorn 20/11/2008 13:39

    Não gostei da idéia. Concordo que o I.E 6 é uma merda, mas acho que quem escolhe o melhor navegador é o usuário e nunca a empresa produtora (WEB 2.0: quem manda na tela e no conteúdo é o usuário).

    Não cabe a nós programadores, agência, etc estar empurrando o melhor navegador, e sim, conseguir construir projetos em todos os navegadores possíveis. Acessibilidade.

    Será que o principal objetivo do usuário é receber uma resposta de java script para melhor navegar, ou atingir seus objetivos com o site.

    Na minha opinião precisamos se preucupar mais em atender as necessidades do cliente de nosso cliente do que atender as nossas necessidades ou as do cliente. O projeto precisa ser constrído para o usuário e nao para nós programadores ou nossos clientes.

    Experiência na Internet não é avisar melhores dicas ou etc, e sim, fazer com que o usuário participe da marca e a promova sozinho, fazendo com que o conteudo se torne um viral.

    Ou alguém acharia legal entrar no site do Google e vir toda hora um javascript explicando como usar melhor a busca?

    Fica minha idéia no ar.

    Abraços a todos,

    Responder

  6. Dan Alvares 30/11/2008 00:20

    Bom, para começar adorei a concepção do update your browser, apesar de ser novo em desenvolvimento de websites/css etc acho horrível ter de adaptar certos detalhes para cada tipo de navegador, já adotei o script em meu blog.

    @Ricardo Heidom: ninguém está forçando ninguém a mudar de browser, o script somente aponta que seu browser é defasado e que seria melhor fazer uma atualização, cabendo ao usuário fazer o update ou não.

    Responder

  7. Edson Hilios 10/12/2008 19:06

    Cara, fodido a idéia, só que agora você tem que fazer compatível com a livraria do prototype e outras livrarias por aí, como o SpryteCore, Dojo e Motools, eu me recuso a usar jQuery heheeheh

    Falo isso pq obviamente o seu script levantou erro no meu site que feito todo com o prototype.

    Abs,

    Responder

  8. Erik Marques 03/01/2009 21:55

    Olá, bela iniciativa, discordo da opinião do Ricardo, a sua iniciativa não está dizendo que nós desenvolvedores temos que abrir mão de fazer sites acessíveis e sim, ajudar o usuário a atualizar o navegador, além de questões de segurança, creio que a médio prazo, não exista mais a questão de acessibilidade nos navegadores, uma vez que você desenvolvendo corretamente funcionará perfeitamente em todos os navegadores, ganhamos tempo em não ter que fazer uma versão do site q funcione apenas no IE6. Afinal ganhamos por tempo e por trabalho. O cliente não quer saber se você perderá tempo fazendo uma nova folha de estilos para o site funcionar em apenas um tipo de navegador.

    Apoio a idéia.

    Responder

  9. jackz 09/01/2009 09:48

    cara seguinte, primeiro queria te parabenizar pela ação, bacana.

    Mas não vou colocar isso nos meus sites, pq não vou fazer propaganda gratuita do seu link. Claro que ta certo, afinal a ideia foi sua, e vc quem fez, gastou tempo e grana.

    Mas sou chato mesmo, e me recuso, bom pra ninguém me criticar eu mesmo alterei o java script e coloquei no meu site alertando quem estiver utilizando IE6, dae fiz uma mistura com a atitude do imasters que dispoe o link pra cada navegador na propria barra, assim nã faço propaganda gratuita pra ninguem, afinal eu ganho grana com isso.

    abraços e parabens!

    Responder

  10. DivinoAG 09/01/2009 22:26

    Excelente iniciativa, meus parabéns.

    Discordo do Ricardo Heidorn, pois apesar de entender o ponto de vista que a escolha do browser é de inteira opção do usuário, todos os browsers devem aderir à padrões para que os desenvolvedores possam se preocupar em produzir melhor conteúdo, ao invés de gastar tempo e dinheiro adaptando conteúdo para browsers obsoletos, o que somos obrigados pelo número massivo de usuários que não podemos decidir ignorar.

    Eu vim apenas dar a sugestão de traduzir o site para diversas línguas para garantir que essa campanha possa se tornar viral por toda a internet, porém vejo que essa idéia já está encaminhada.

    Boa sorte e obrigado. Já estou colocando o código em meus sites.

    Responder

  11. Cleyton Ferrari 11/01/2009 10:53

    Muito legal a idéia, sempre quis fazer algo parecido para colocar no meu site, mas faltava tempo e conhecimento, agora com essa idéia sua acho que decola e é so cada um fazer sua parte, ninguém ta empurrando nada guela a baixo não, é questão de segurança e claro de produtividade para nós!

    No meu site o IE domina com 87% o FF vem 11%, mas o IE 6 tem 40% e o IE 7 tem 59%, agora seria legal se todos tivessem o IE 6 atualizados para o 7.
    * eu preferia se fosse atualizados para FF, mas a escolha é dos usuários.

    Responder

  12. Edir 20/01/2009 11:56

    Parabéns pela iniciativa e pelo bom site criado, ele é o mais fácil para usuários leigos entenderem que encontrei por ai. Já estou fazendo minha parte agora.

    Responder

  13. Lucas Petes 27/01/2009 20:27

    Cara, meus parabéns pela iniciativa.
    Conheci perto da data de lançamento, mas revisitando vi que o icone do firefox que está lá é a versão antiga [a cauda do firefox na versão atual da marca, por exemplo, é mais amarelada. a antiga é laranja]

    se puder mudar vai ficar mais bonitão e destacado, ahm!

    só a dica!
    parabens mais uma vez!

    Responder

  14. Rinaldi 16/02/2009 17:02

    Seria interessante um dominio em portugues, ne???? fica estranho do nada ir prum site “update….net”

    Responder

  15. Sérgio Berlotto 20/03/2009 08:56

    Olá Ricardo, eu atualizei no head do WP 7, no meu site, a chamada para o seu script, mas porém, não está mostrando a barra no IE6 que tenho aqui …
    Alguma dica ?
    Por enquanto fico somente com o banner na barra latera… :-)

    Responder

  16. Matheus 30/03/2009 08:59

    Parabéns!!!!

    adicionado em meu blog e contribuindo com a campanha

    Responder

  17. Álvaro 05/05/2009 04:46

    Só não entendo porque nas informações do Chrome não consta “Navegação mais segura”, já que ele é o único navegador que possui sandboxing. O sandboxing o faz o mais seguro atualmente.

    Responder

  18. Antony Bracudo 25/05/2009 14:49

    No site “http://www.updateyourbrowser.net” você descreve erroneamente a velocidade do Firefox 3 e do Internet Explorer, o correto seria “Velocidade rápida, usa pouca memória” para o Firefox 3 e “Velocidade na média, uso de memória na média” para o Internet Explorer 8.

    Responder

  19. Henrique 29/05/2009 09:12

    Olá Richard,

    Em primeiro lugar meus parabéns pela iniciativa. Todos que fazem codificação para web sofrem com a necessidade de hacks para IE6 e sua campanha é muito bem vinda!

    Gostaria de deixar uma sugestão: a div da barrinha poderia ter z-index 999, pois em meu site existe um menu superior (nos moldes da ‘barra do uol’) que tem z-index alto justamente para que as opções do menu (suspenso) se sobreponham ao resto do header, e como o z-index dos botões desse menu é maior que o da barrinha os botões se sobrepõem a ela.

    No mais, excelente trabalho.

    Um abraço.

    Responder

  20. Handerson Carlos 05/06/2009 11:36

    É uma interessante campanha que todos os desenvolvedores e usuários devem acolher a idéia, pois as tecnologias por partes dos navegadores estão cada vez mais melhorando e atendendo as necessidade existentes. Boa iniciativa, Richard. Abraço.

    Responder

  21. Joakim 15/06/2009 01:16

    Ótima campanha postada no blog e muito bom o código pra ser usado na página!

    Responder

  22. Jeromo 16/06/2009 00:40

    Nossa que coisa legal, vamos atualizar os navegadores, os sistemas operacionais, os micros, as namoradas, os carros e as casas o mundo vai ficar muito mais novinho e bonito!!! Bando de ruela!!! Esse tipo de raciocínio dá má fama aos designers. Por isso que designer fica com fama de boyola. Não seria muito mais lógico todo mundo seguir os padrões existentes, os programadores que criam os navegadores e os web designers? Tanta coisa séria precisando de mobilização e as bichinhas preocupadas com navegador! Sabia que o IE8 não abre a página do meu banco seu ruela?

    Responder

  23. dayenee 27/06/2009 14:40

    como se escreve em ingles essa frase
    Antes de criticar me conheça ?

    Responder

  24. Roberto du Vale 02/07/2009 23:17

    Kra eu já aderi a campanha e tb já o uso um navegador atual (Firefox 3) Um abraço e fica com Deus. Parcerias??? é só clickar…

    Responder

  25. Rudy 30/07/2009 14:33

    Olá Richard!
    eu gostaria saber para quando vao ficar disponiveis as atualizacoes q vc mencionou =)

    “Já temos uma versão em inglês saindo do forno, novas opções de browser para serem listadas e também estou otimizando o javascript para ficar ainda mais leve.”

    um abraco

    Responder

  26. Guilherme Nery 29/08/2009 11:33

    Apoiadíssimo!

    Responder

  27. Adam 18/09/2009 19:08

    Hi Richard,

    Great way to kindly and succinctly explain why one should update their browser. Why did you give Firefox an “average speed” rating? It is faster than IE by far. I will be using this JavaScript notice on my website and my clients’ websites as well!

    Thanks alot!
    Adam

    Responder

  28. hloader 18/10/2009 18:45

    tive muita dor de cabeça com esses navegadores atuais.
    só o Google Chrome e safari que tá prestando por enquanto.

    Internet Explorer foi bom até lançarem o 7. muito erro, bug, sem falar que é lento em relação ao 6. chegou o 8, destruiu meu windows (já atualizado). tive que formatar a máquina por causa dele. Uso o 6 até hoje e não me arrependo, trabalho com sites e nunca tive problemas com adaptação de site em navegadores. Só bucha que reclama disso achando que navegador atual é onda.

    Firefox é outro, só o 2 que presta, o 3 foi um lixo, e continua sendo devido ao seu sistema péssimo de histórico, não respeita a maioria dos CSS inseridos no site, LENTO, coisa que me decepcionou, pois foi por causa da versão 2 que abandonei o Explorer 7.

    Nego todas as atualizações que a microsoft e o mozilla me oferecem em relação a navegadores.

    com 3 GB na máquina ainda sinto um pouco de lentidão nesses navegadores atuais.

    ETERNAMENTE EXPLORER 6 E FIREFOX 2!!!!!

    Responder

  29. MarcRic 19/10/2009 19:22

    Opa,

    Fiquei sabendo hoje e já adotei…

    Só uma observação. Na versão em Inglês, que é a que eu uso, na opção “MORE INFO” do FLOCK a última frase, está em Português “Somente em Inglês”.

    Favor verificar.

    Grande abraço.

    Responder

  30. Mathias Kroyzanovski 24/11/2009 13:55

    Muito boa a ideia da campanha, mas acho que o IE7 também deveria receber o mesmo aviso, pois ele também está bugando meus sites, exatamente igual ao IE6, só que com PNG transparentes nativas (sem precisar de CSS fixes)
    []‘s

    Responder

  31. CACA-COBRA 29/11/2009 06:39

    Só não consegui fazer funcionar no meu IE8 rodando no Windows 7.

    Responder

  32. Andrey 20/12/2009 16:16

    Hello, I did Russian translation, but I use my own system message. Therefore I host this page on my site, but you can take my translation, or link language from top on my page, i did it. http://dustweb.ru/ieSunset/

    Responder

  33. Nestor 13/04/2010 05:43

    Hace minutos he estado en tu sitio http://www.updateyourbrowser.net/es/ y me ha gustado la iniciativa. Sin embargo, le he encontrado algunos errores de traducción al español. Si lo deseas puedo ayudarte en la traducción ya que hablo español. ¡Saludos!

    Responder

  34. Clarisse 02/05/2010 15:33

    bah eu adorei o ie6 sempre estraga tudo que a gente faz inclusive se vcs olharem o site da microsoft msn no ie6 vão notar que fica totalmente bagunçado..é gente até eles são vítimas do mau q eles criaram rsss….

    Responder

  35. prizes 07/09/2010 05:12

    I just happen to land on this page and it is a nicely written read, a little bit on the long end, but a fairly sufficient one.
    I very much adore the layout too, it is fairly easy to navigate.

    Responder

  36. Felipe Veiga "Dent VII" 01/01/2011 20:28

    Excelente campanha, é difícil mudar o comportamento do usuário quanto a importancia de atualizar o navegador para aceitar a nova web.

    Parabéns pelo site!

    Responder

  37. Ibraim 22/02/2011 07:53

    Em primeiro lugar, gosto dessa ideia desde sempre. Já conheço faz algum tempo. Mas particularmente eu gostaria de um que aparecesse em qualquer IE, não importando a versão, pedindo pra trocar de navegador. Tenho o IE 8 aqui. Ele é bom até, comparado aos anteriores, mas mesmo assim exibe vários sites erradamente. Não falo nem como desenvolvedor, que não sou, mas como usuário exigente mesmo.

    Responder

  38. Rafael 07/03/2011 18:35

    Ótimaaaa iniciativa!!!
    Divulgando e aplicando já!

    Aliás, ótimo blog também!!! Parabéns

    Responder

  39. João da SIlva 16/04/2011 03:34

    O grande problema é que esse site é contra apenas a versão 6 do Internet Explorer e na realidade TODAS as versões do Internet Explorer são ruins.
    E o design poderia melhorar

    Responder

  40. ED-ImagemTurbo 20/04/2011 21:34

    Achei muito interessante essa ideia da campanha. É muito chato ter de usar um navegador que não atenda as novidades de programação dos tempos atuais. Sempre que uso um computador com um navegador desatualizado digo para o dono dele para que se atualize, ou às vezes até faço o trabalho pra ele. Eu trabalho com computadores e sempre faço serviço de formatação. Nos computadores que formato sempre instalo o Google Chrome, pois acredito que ele representa o novo conceito de navegação da internet hoje em dia.

    Responder

  41. Luciano Melo 10/07/2011 18:24

    AJUDA MUTUA
    1 -O primeiro passo é ter R$ 12,00 (doze reais). Deposite R$ 2,00 na conta de cada pessoa que esta na lista, no final da carta e já estará participando do programa.
    2 -Depois de depositar R$ 2,00 em cada conta, refaça a lista do final desta carta incluindo o seu nome e a sua conta bancaria, na ultima posição da lista, elimine o nome que esta na primeira posição para que fiquem somente seis participantes por lista (é extremamente importante respeitar a seqüência para que tudo de certo). Esta lista tem que ser feita corretamente para que todos possam ganhar. Não mude a posição dos nomes, não tente colocar seu nome em lugar diferente pois não funcionara. O seu nome tem que percorrer a lista da ultima, ate a primeira posição, para que você receba tudo oque o programa oferece. Se agir com honestidade e de acordo com as instruções você ganhará, no mínimo, R$200.000,00 (duzentos mil reais).3 -Com a nova lista pronta faça 250 copias ou mais se desejar, pode ser feito em gráficas, no computador ou xerox.

    Quanto mais copias você enviar melhor será o resultado. Podem ser enviadas por e-mail.
    Durante noventa dias você estará recebendo a sua parte também que pode ultrapassar os R$200.000,00 (duzentos mil reais) se todos fizerem 250 copias. As pessoas que aderirem farão apenas seis depósitos de R$ 2,00 uma única vez. DOIS REAIS EM CADA CONTA.
    Faça os depósitos por transferências, pela internet.E ofereça as outras pessoas, a mesma oportunidade que esta tendo neste momento. Pense bem nisso: o sucesso deste programa é garantido quando seguido corretamente, só depende de você. Não é pirâmide, não é corrente e muito menos marketing pessoal. Muitas pessoas ao receberem não entenderão que é apenas uma AJUDA mútua.. Se algumas pessoas não aceitarem, não desista, faça a sua parte. O sucesso só depende de você.
    * Nome -Cleber Gabriel Silva Almeida
    Agência:0655 op:013 c/c 891746-2 Caixa Econômica
    * Nome -Edna Rodrigues
    Agência-1239-4 Conta-33787-0 (Conta Corrente ) Banco-Banco do Brasil
    * Nome -Marisa Alves da Silva
    Agência-0606 Conta-1011524-8 (Conta Poupança) Banco -Bradesco
    * Nome -Maria Carolina Rodrigues
    Agência-2113-0 Conta-0025212-3 (Conta Corrente) Banco-Bradesco
    * Nome -Claudemir Pereira Agência -0816 Operação 013 Conta-0068864-5 (Conta Poupança) Banco -Caixa Economica Federal
    *Nome-Luciano De Melo Amazonas
    Agencia-0071 Conta-64663-2 (conta corrente)Banco Itaú/ http://www.itau.com.br/

    Responder

  42. Mauricio 27/07/2011 23:04

    Agora temos um site em português com os principais browser, o http://www.naveguetranquilo.com.br .

    Vale a pena, gostei muito, twittem aí, coloquem no facebook, vale a pena, quanto mais gente atualizar, melhor

    Abraço

    Responder

  43. Luís Soares 24/08/2011 14:46

    obrigado pelo site.
    mas devia de haver uma versão em Português de Portugal… como posso ajudar na tradução? obrigado

    Responder

  44. Bruno 08/09/2011 00:04

    Antes tinha as logos dos navegadores direto na mensagem e com link para baixa-los direto achava mais bonitinho até e funcional, pois qt menos clique pro usuário melhor, esse código sótem como direcionálo ou tem como obtelós para personalizações?

    Responder

  45. Levi Sapper 04/11/2011 05:44

    Nice weblog right here! Additionally your web site quite a bit up very fast! What host are you the use of? Can I get your affiliate link on your host? I want my web site loaded up as quickly as yours lol

    Responder

  46. Deandre Bulnes 06/01/2012 10:02

    Actually like your websites particulars! Undoubtedly a wonderful provide of knowledge that is extraordinarily helpful. Stick with it to hold publishing and i’m gonna proceed reading by way of! Cheers.

    Responder

  47. David 23/01/2012 11:58

    Atualize o esquema ai indicando pras pessoas atualizerem o ie até a versao 9 pelo menos.. pq a 7 e a 8 são as gambiarras mais históricas que já vi…

    Responder

  48. Great to find yourself in a growing industry. On the contrary, imagine working in a field where you fear being outdated and out to lunch. Were I not a writer and blogger, I’d be mightily interested by your industry. Keep up the good work

    Responder

  49. My spouse and i ended up being absolutely joyful when Chris managed to deal with his survey with the precious recommendations he made while using the web pages. It’s not at all simplistic to just possibly be giving for free facts which usually the others could have been trying to sell. And we do understand we have the website owner to thank for this. The main explanations you have made, the easy site navigation, the relationships you aid to promote – it’s mostly spectacular, and it is aiding our son and us imagine that this subject matter is entertaining, and that’s truly pressing. Thank you for all the pieces!

    Responder

  50. I’m shocked, I need to say. Really not usually do I come across a blog that’s both educative and enjoyable, and without a doubt, you may have hit the nail on the head. Your current theory is actually excellent; the problem is something inadequate people are speaking intelligently about. I will be happy that I stumbled across it in my search for something relating to this.

    Responder

  51. Jose M 30/04/2012 17:51

    I’m using Opera:

    Version 11.62
    Build 1347
    Platform Win32
    System Windows XP
    XHTML+Voice
    BM Multimodal Runtime Environment, Version: 4.1.3, Build: 20050506.01.1

    Browser Update Ribbon in WordePress Plugin shows “Update Your Browser”

    Opera Update states that I am running the latest browser

    Setting for minimum opera setting is vers. 11 in plugin

    Debug in Plugin shows Vers 9 ? must be a bug, will have to disable as I can’t update, automatic or manual. And the banner is now an annoyance

    Responder

    Breno Reply:

    Fix? Please? :)

    Versão 12.11
    Build 1661
    Plataforma Linux
    Sistema i686, 3.2.0-33-generic-pae

    Identificação do navegador
    Opera/9.80 (X11; Linux i686) Presto/2.12.388 Version/12.11

    Opera-User Reply:

    Still the same problem with Opera 12.12/Linux. I cannot recommend using this service.

    Richard Reply:

    Hi there. The Opera issue was fixed! Contact me if the bug persists.

  52. Patricia Lopes 18/07/2012 09:48

    Uma boa forma de trabalhar cross browser é conhecer bem CSS e HTML, para isso eu indico os sites da Devmedia e Linha de Código.

    Responder

  53. Dave 04/10/2012 17:30

    Can you change js to alert for ie8 as this does not use a lot of html5 and css3 standards yet your js does not alert at ie8 level.

    Responder

  54. Philippe 29/10/2012 14:31

    Caro amigo, o plugin esta com um erro em relação ao Opera. Mesmo com a versão mais recente instalada sugere uma atualização.

    Responder

  55. Wallace Barenco 11/03/2013 11:03

    Amigo,

    Tenho um problema com o script.

    Na linha 7 tem um console.log(BrowserDetect.browser…) porém não há uma verificação se o console está habilitado no navegador do usuário, causando erro em alguns navegadores, peço que se possível, colocar um if(console). Uso o asn.js há algum tempo, parabéns pelo trabalho.

    Responder

Faça um comentário

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>