Os melhores livros para quem trabalha com web e design

Esta é uma lista dos livros que costumo indicar para amigos que estão a se aventurar com desenvolvimento ou design para a internet.

Embora nem todos sejam técnicos ou diretamente relacionados com design ou internet, são publicações que de alguma forma me fizeram uma melhor pessoa ou profissional. Espero que lhe seja útil.

pq157586
Não me Faça Pensar

Este livro é leitura obrigatória para qualquer profissional que trabalhe com internet. Tanto para as áreas técnicas quanto para design ou marketing, o livro é uma cartilha com o essencial de usabilidade e design de interfaces para a web.

pqmemoria2
Design para a Internet
– Projetando a experiência perfeita

Um livro completo que apresenta de forma bem didática todas as etapas de um projeto de website, desde a prototipação de interfaces até os testes de usabilidade com usuários. Mostra ainda alguns exemplos práticos no design de sites de grandes empresas.

pqergo1
Ergodesign e Arquitetura da Informação

Explica com uma linguagem simples e direta o que é a Arquitetura da Informação e como projetar interfaces voltadas para a melhor experiência do usuário. O desafio da pesquisa, testes de usabilidade e toda a questão organizacional do conteúdo dentro da interface.

pq21496049
CSS Mastery – Criando páginas web com CSS

Um dos mais vendidos do mundo sobre CSS, o livro mostra dos conceitos básicos aos mais avançados quando o assunto é Cascading Style Sheet. Pode ser usado como um guia rápido para montagem de layouts em CSS/HTML e possui muitas dicas para criar sites crossbrowser.

pqmaujor1
Construindo Sites com CSS e (X)HTML

Livro do Maujor, autor que mantém um site em português sobre CSS há vários anos e é uma das maiores referências brasileiras no assunto. Uma abordagem para iniciantes e intermediários que ensina a montar um site dentro dos padrões W3C a partir do zero.

pqbabilonia1
O Homem mais rico da Babilí´nia

Este livro dá boas soluções para evitar a falta de dinheiro e é uma aula completa de educação financeira. Aprenda a cuidar do seu dinheiro e fazer seu patrimí´nio sempre aumentar. Siga os conselhos do homem mais rico da Babilí´nia e nunca mais terá problemas financeiros.

pqgtd1
GTD – A Arte de Fazer Acontecer


A versão em português do Getting Things Done, o mais famoso método de motivação e produtividade do mundo. É um livro que ensina como organizar suas tarefas e tirar melhor proveito do tempo no trabalho e na vida pessoal.

pqtipos1
Pensar com Tipos

O livro percorre a origem das grandes fontes tipográficas e conta um pouco da história do design de tipos e das técnicas de diagramação. Os ensaios trazem contextualização histórica e teórica que vai das origens da tradição aos impasses nos novos meios de comunicação.

E você, indica algum livro?