Método Seinfeld de Motivação e Produtividade

seinfeld-is-sort-of-backJerry Seinfeld é um humorista que, além de protagonizar a série Seinfeld e de ser responsável pela animação Bee Movie, também ficou muito famoso por popularizar o gênero de comédia stand up no mundo inteiro. Além de comediante e milionário, o cara também possui um método de produtividade super simples de praticar e eficaz para o dia-a-dia.

Ele conta que quando começou a criar roteiros para suas apresentações stand up sofria de um problema sério de acumulo de tarefas e quanto mais perto o dia do show ficava, maior a pressão e menos ideias apareciam.

Então criou essa corrente de motivação, que consiste em pegar um calendário e marcar um “X” no dia em que fez alguma coisa pelo projeto. Você pode ter criado dezenas de páginas ou apenas uma linha, o importante é fazer o projeto andar.

Após alguns dias você terá um calendário cheio de marcações de X em sequência. “Don’t brake the chain” [não quebre a corrente] – diz o comediante, principalmente porque se você deixar de andar com o projeto por somente um dia, fica muito difícil voltar a trabalhar nele.

seinfeld_calendar

Seinfeld afirma também que quando trabalha um pouco diariamente tem resultados de melhor qualidade que se sentasse pra escrever 100 piadas em um dia.

Funciona porque é motivador, mantém você pensando no projeto e cria hábitos diários. Você pode até praticar em uma aplicação web, a chains.cc.

Eu conheci sua corrente de produtividade no site Lifehacker alguns anos atrás e já utilizei em diversos projetos pessoais que não conseguia terminar. Hoje em dia sempre que algum projeto pessoal é vítima de procrastinação eu recorro a ele e funciona muito bem.

Faz um teste aí depois me conta o que achou?