Sobre redes sociais e o Twitter

Uma rede social online é multi-dimensional e a montamos do jeito que achamos conveniente. Eu tenho a minha rede, você tem a sua e ela não se resume a um site de relacionamentos, mas a um conjunto de ferramentas que te conectam a outras pessoas de maneiras completamente distintas.

As comunidades online são as ferramentas que criam esta ligação entre você e outros usuários de mesmo interesse.

Cabe a você decidir a forma como quer montar esse link e definir uma utilidade pessoal para cada ferramenta, por isso existem várias maneiras de utilizar os portais de social networking. Você pode usar o Flickr como álbum de fotos ou apenas para exibir portfólio. Tem gente que usa o Fotolog.net para divulgar banda ou vender roupas. Vale o mesmo para Orkut, Last.fm, del.icio.us ou até Gtalk. O site é uma ferramenta que completa uma lacuna na comunicação de um determinado grupo de usuários.

Lembro bem da primeira vez que usei o Orkut e não vi a menor graça, meados de 2004 não conhecia ninguém lá dentro e aquilo não fez o menor sentido para mim. Meses depois voltei a frequentar, mas só ficou interessante depois de encontrar vários amigos por lá.

A minha primeira impressão do Twitter foi a mesma que a do Orkut: eu não conhecia ninguém e não fazia o menor sentido estar lá.

Twitter é uma rede social de microblogging. Você faz miniposts dizendo o que está pensando ou fazendo e conquista followers que vão acompanhar você e seus pensamentos. Parece bobo? É, mas muita gente tem usado para discussões profissionais e publicar novidades que incluem minha área de interesse.

Sendo assim me rendi e adicionei o Twitter í  minha rede social online, mesmo que não o use com frequência a partir de agora estarei por lá de vez em quando.