O botão comprar e sua usabilidade

Já foi o tempo que a lábia era o principal determinante para a concretização de uma venda. O faturamento das lojas de comércio eletrônico em 2007 já é 47% maior que no mesmo período do ano anterior e novas lojas nascem a cada dia.

O design da interface para e-commerce é um capítulo a parte justamente porque ele que é o vendedor nessa história. A arquitetura da informação e a usabilidade são cruciais e o usuário deve cumprir o percurso todo sem encontrar obstáculos e com o mínimo de frustração possível.

Compre este produto!

Para analisar o estado evolutivo dos layouts de e-commerce reuni em uma só imagem diversos botões Comprar das mais diversas lojas virtuais do Brasil e o resultado é bem interessante.

Coleção de Botões Comprar

Um botão tímido é um vendedor tímido?

Algumas lojas se satisfazem com um submit de formulário, outras com apenas um pequeno ícone de carrinho, mas as lojas virtuais de maior porte usam botões nitidamente mais sóbrios e estimulam o clique.

Percebam que Comprar é a tarefa mais importante deste nicho e não deve ser tratado como um simples botão de formulário ou um simples hyperlink de texto.

Muitas vezes o usuário já está convencido do que quer, mas ainda não foi persuadido. Quer pular e falta aquele empurrãozinho amigo, sabe? Essa é a função que o botão comprar deve cumprir e podemos perceber a importância que os grandes portais já dão para isso.

O estudo da usabilidade não precisa ser uma tarefa chata e é um meio muito importante de evitar a evasão do usuário. Se quiser aprender mais, comece pelo livro Não me Faça pensar de Steve Krug, que está na minha cabeceira e é leitura obrigatória para qualquer designer ou desenvolvedor web.

Gostou desse texto? Siga-me no Twitter @richardbarros

7 comentá em “O botão comprar e sua usabilidade

  1. Helder Santana 17/10/2007 08:28

    Eu esttou lendo esse livro, bem tarde por sinal haha, assim que eu terminar vou começar o do Luiz Agner, gostei também daquele do Felipe Memória.

    Mês que vem talvez eu compre o do Tio Jakob.

    Usabilidade da cabeça. o/

    Fim de ano de loucura.

    Se vemos no barcamp rio, só vou precisar de uma coisa:

    Que você puxe assunto com todo mundo, pois o povo é tudo gente boa.

    Abraço.

    Responder

  2. Gaby 17/10/2007 20:32

    Gostei do Post. Principalmente pq fui co-autora hahaha..até parece!! Isso dá um artigo, hein?! Keeping Walking!

    Responder

  3. ric 09/06/2008 19:07

    nota 10 esse site

    Responder

  4. fernando 06/06/2010 16:45

    o botão da Livraria Martins Fontes também é muito bom…

    Responder

Faça um comentário

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>