O que o Google fez com o botão “Adicionar Aba” do Chrome?

As interfaces de vários programas e apps que usamos no nosso dia-a-dia recebem leves modificações o tempo todo  - e as vezes nem percebemos que foram atualizadas.

No meio da última atualização do Google Chrome (e do Chrome Os), reparei que alteraram um item um tanto quanto controverso. Fiquei me perguntando por alguns minutos o que levou a equipe de designers a retirar o + do “Nova Aba” – e deixá-lo apenas como um botão vazio ao lado das abas. Olha só como ficou:

Eu mesmo achei que fosse um bug no início (Sim, cheguei a reiniciar o navegador!). Aproveitei para ver se em outras máquinas daqui também tinha alterado e sim, tinha. Uau! Que cojones!

Como o Chrome é um projeto open-source, fui dar uma pesquisada e encontrei neste report que foi uma decisão da equipe baseada em estudos de user experience. Segue a tradução livre do trecho:

Pesquisas no campo de experiência do usuário nos confirmaram que além dessa mudança não reduzir a qualidade da usabilidade, pode levar inclusive a uma percepção aprimorada da interface do navegador.

Na mesma discussão, algum tempo depois, um usuário apontou que a solução não parecia tão óbvia assim:

O “+” do ícone de abrir uma nova aba não está aparecendo no Google Chrome. Usuários estão solicitando que o “+” seja restaurado como um auxílio visual do propósito da ação de adicionar uma nova aba, visto que a solução atual não possui sequer uma tool-tip com esta indicação.

A decisão da equipe logo de cara me pareceu bem arbitrária, mas parando um pouco pra pensar, o navegador de internet já é há muito tempo o software mais usado de todos, não é verdade? Se pudermos considerar que 100% dos usuários de internet já sabem para que serve esse botão e que os restantes podem aprender facilmente sua utilidade, pra que ser redundante? Em contra-partida, eu não lembro de ter visto em nenhum outro lugar um botão sem legenda, indicação e tão solto em nenhuma interface.

Será que eles voltam atrás na decisão? Será que os outros navegadores vão começar a copiar?

Tem sede de design e código? Siga-me no Twitter @richardbarros

10 comentá em “O que o Google fez com o botão “Adicionar Aba” do Chrome?

  1. Rafael Amorim 14/02/2012 10:36

    Eu reiniciei o chrome na #cpbr5, e até pensei em reinstalar esta m#rd@, achando que era bug…

    Eu particularmente não gostei….

    Responder

  2. Mvga5 14/02/2012 10:52

    Não uso muito o chrome, prefiro o Firefox.. mas vou opinar:
    Eu acho que não havia necessidade de tirar o +

    Se fosse pra seguir a linha de raciocínio de “já que todo mundo sabe pra que serve, vamos tirar as legendas/indicações”, o botão ‘voltar’ e ‘avançar’ (que sempre estão alí) não teriam indicações também.

    Tudo bem em tirar uma legenda, substituindo por um ícone indicativo por exemplo. Mas tirar tudo? Deixar um botão ‘vazio’ só pra interface do navegador ficar mais clean? Acho que não foi uma boa idéia..
    Espero que voltem atrás na decisão sim, e tomara que ‘meu’ Firefox não copie isso! huahuaha

    Responder

  3. Tsudaka 10/03/2012 15:25

    Mas sabe que eu nem tinha percebido, particularmente gostei por diversos motivos.

    Responder

  4. Gabriel 16/03/2012 11:43

    Interessante, até hoje não havia notado a diferença.

    Até por que normalmente quando quero abrir uma nova aba no chrome ou em outro navegador utilizo Ctrl + T.

    Porém como você mesmo disse não há necessidade de redundância já que mesmo sem o sinal de “+” todos sabemos a função daquele botãozinho.

    É normal não nos sentirmos a vontade quando alguém nos tira algo com o que estávamos acostumados.

    Quem não deu um pulo quando viu inicialmente a mudança em sites como por exemplo o da globo?!

    Mas valeu pelo artigo, muito bom!

    Responder

  5. imagemturbo.com 14/05/2012 11:49

    Eu não gostei dessa mudança. Achei algo desnecessário, pois existem outras mudanças que possuem mais importância.

    Responder

  6. Adriano Ricardo] 21/05/2012 07:55

    Também pensei que fosse bug, também reiniciei o navegador, já estava acostumado a usar o Chrome e mesmo assim capenguei pra entender que aquele botão sem descrição era o antigo “+”, esta ideia que eles tiveram não funcionou pra mim, minha cabeça ficou dando loading rsrsrs, até que resolvi testar e reencontrei o velho botão “+” sem “+”.

    A ideia deles na verdade é deixar limpo, querem demonstrar layout cada vez mais leve e limpo

    bom, vamos ver até onde isso vai parar, daqui a pouco só veremos o icone dele na sesão de programas, mas nada de nomes ou descrições rsrsrs.

    Responder

  7. Luciano 13/06/2012 02:04

    Eu não uso o chrome, mas eu DETESTO essa mania de interface “clean”. Maldita seja a apple que começou com essa mania. Deixa a porcaria do + ali, se for pra limpar tira tudo, até as setinhas de avançar, voltar, da barra de rolagem, deixa uma tela branca, cheia de retângulos, afinal, todo mundo já sabe pra que serve né?

    Responder

  8. Marco 23/09/2015 22:35

    Achei bem normal, se você deixar uns 2 segundos sobre o icone aparece “nova guia” então, quanto mais clean melhor.

    Responder

Faça um comentário

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>