O lançamento do Internet Explorer 8 e suas novidades no CSS

A Microsoft oficializou hoje a versão final do seu novo navegador Internet Explorer 8. A empresa, que possui Market Share de 67% atualmente no mercado de browsers (25.4% com IE7 e 17.4% ainda com IE6 segundo a w3schools), continua ignorando os concorrentes e se limita a lançar um navegador que só é superior se formos comparar com sua versão anterior.

ie8-logo

Não é fácil de entender o motivo pelo qual a empresa se mantém tomando esse tipo de decisão em uma época de softwares livres e dezenas de outros concorrentes de peso ganhando mercado a cada dia, como o Google Chrome, Mozilla Firefox e até o Apple Safari que já tem uma versão estável que roda em Windows.

Olhando dessa forma, só o fato de não haver notí­cias de um IE8 para Mac ou Linux já parece um grande tiro no pé, mas a gente entende (ou finge que entende) que é a estratégia da empresa e que eles não precisam ou ligam para isso.

Além do mais, as novidades do novo navegador só serão novidade para quem nunca saiu do Internet Explorer. Estão com um serviço chamado Activities que permite integração aos demais serviços Microsoft como Live Maps ou Hotmail e um sistema de pesquisas na tela, movimentação de abas e alguns outros fru-frus que já existem nos browsers concorrentes há algum tempo.

A boa notí­cia para eles é que já fizeram alguns testes de velocidade no carregamento de alguns sites e o IE8 tem trazido ótimos resultados de performance, carregando algumas páginas em velocidade superior aos concorrentes Chrome e Firefox.

Renderização

O CSS 2.1, que ainda estava com suporte incompleto nos IE’s anteriores, recebe finalmente suporte total na nova versão (pelo menos é o que diz a empresa). Usando informações recolhidas na Biblioteca da MSDN, elaborei uma lista com propriedades e seletores CSS que não eram aceitas na versão 7 e estarão disponí­veis agora na versão 8.

Pseudo-Classes

  1. :active – Para quando o elemento estiver ativo
  2. :focus – Para quando o elemento receber foco
  3. :lang() – Permite especificar regras para idiomas diferentes dentro do código.
  4. Infelizmente não foi inserido suporte para nenhuma pseudo-classe do CSS 3, como first-child, last-child ou nth-of-type()

Pseudo-Elementos

  1. :after – Para conteúdo gerado após determinado elemento
  2. :before – Para conteúdo gerado antes de determinado elemento
  3. Infelizmente não foi inserido suporte para nenhum pseudo-elemento do CSS 3, como ::first-letter ou ::first-line

Propriedades

  1. list-style-type – Adicionados novos marcadores como decimal-leading-zero, lower-greek e lower-latin.
  2. font-weight, white-space e word-spacing – Propriedades agora renderizam normalmente e sem limitações.
  3. quotes – Quotes permite adicionar caracteres como “aspas” dinamicamente em alguns elementos HTML através do CSS.
  4. border-style – Agora com suporte completo, é permitido usar o valor Hidden.
  5. caption-side – Suporte completo
  6. empty-cells – Para exibir ou esconder células vazias em tabelas HTML.
  7. displayDisplay: table, table-inline, table-row e os demais agora funcionam.
  8. top, right, bottom e left – Agora com suporte completo.
  9. z-index – Agora com suporte completo.
  10. outline – Borda usualmente pontilhada de quando clica com o mouse em um link, agora pode ter o estilo editado no IE8.

Se pensarmos que este novo navegador ainda vai demorar alguns anos para se popularizar (o IE6 é de 2001 e está aí­ até hoje) e que a Microsoft não implementou quase nada do CSS3 no seu IE8, é com muito pesar, meus caros amigos, que afirmo que ainda ficaremos mais um bom tempo com uma grande limitação na criação de páginas com CSS e ainda estaremos usando alguns CSS Hacks exclusivamente para o navegador queridinho da Microsoft por um bom e longo tempo.