Excesso de escolhas pode intimidar seu usuário

Quando entramos em um site procurando um conteúdo rápido e específico não desejamos ser interrompidos com perguntas, cadastros ou ofertas inconvenientes. Todos os popups e balõezinhos indesejados que aparecem na tela são intuitivamente fechados assim que aparecem, não é verdade?

Isso é uma reação ao excesso de escolhas que um site te oferece. É de grande interesse da indústria conhecer melhor seu usuário e oferecer novas opções e ofertas, mas é necessário tomar cuidado para a navegação não jogar o usuário em um labirinto e sem saber pra onde ir.

two_paths

O necessário, somente o necessário.

Em um site de operadora de celular, por exemplo, somos convidados a entrar com nossa cidade antes de acessarmos o conteúdo. É perfeitamente compreensível que ofertas e serviços da empresa sejam segmentados por região e, embora seja possível identificar o local de acesso do usuário por outros métodos, dar ao usuário esse poder de escolha parece útil para quem acessa de outros estados, por exemplo.

Esse tipo de escolha é pertinente ao usuário e não intrusiva.

Pode entrar, a casa é sua.

Quando vamos ao shopping temos o costume de entrar numa loja, analisar produtos e sair sem ao menos dar um “oi” a atendentes. A analogia aqui é perfeita: você entraria nessa loja se tivesse que pedir permissão a alguém ou preencher um formulário antes de dar uma olhada na vitrine?

Repare também nos sites e-commerce. Uma loja online nunca interrompe sua navegação com nenhuma escolha desnecessária. Você pode entrar, ver os produtos, encher sua sacola de compras e só na hora de concluir a compra ele pede seu login e senha ou dados para cadastro.

Veja como o formulário de cadastro só requer a entrada do número do CEP. Imagine se logo de cara fôssemos obrigados a preencher um cadastro com mais de 10 campos e veja como isso é imprescindível para evitar a fuga de um cliente em potencial.

O medo do desconhecido.

Se recebemos uma oferta de trilhar um novo caminho pela navegação do site, precisamos saber que voltaremos exatamente para o ponto que estávamos. Muitas escolhas seguidas e formulário com muitas páginas podem confundir o usuário e a frustração pode fazê-lo desistir de conquistar a informação que ele queria. Recursos como um menu de contexto ou breadcrumb trail ajudam muito  nestes casos.

Veja cadastro do Vimeo, por exemplo, não oferece breadcrumb ou menu, como sugeri, mas é tão divertido que dá vontade de cadastrar a família toda.

Não esqueça que seus usuários são pessoas comuns.

É fácil achar problemas de insatisfação na navegação quando vemos outras pessoas desbravando aquela interface. Faça testes de usabilidade e não tente controlar seu usuário final. Lembre-se também que o seu visitante não é um desenvolvedor e nem sempre sabe o que procura.

Repasse para seu usuário somente as decisões pertinentes e sensatas. Não o entupa de formulários e faça sua interface de fácil entendimento. Essa parece uma boa receita para mantê-lo satisfeito com a navegação. E você, o que acha?

Quer mais code & design? Siga-me no Twitter @richardbarros

15 comentá em “Excesso de escolhas pode intimidar seu usuário

  1. Leonardo Poletto 25/08/2010 14:30

    Realmente, Interupções acabam frustrando o usuário e o excesso de escolhas tornam as coisas simples em complexas, não fazer o usuário pensar é uma coisa que é extremamente importante em um site! Usabilidade!

    Responder

  2. Pedro Villalobos 25/08/2010 15:41

    Realmente o design de interface é uma das áreas principais de um sistema, principalmente daquele que ‘precisa’ do usuário como vendas.

    No entanto, acho que interfaces mais cheias também tem seu lugar em ambientes específicos (por exemplo um home broker)

    Responder

  3. Rafael Marin 25/08/2010 17:46

    Tem um psicólogo/professor/escritor, Barry Schwartz, que tem um livro (The Paradox of Choice – Why More Is Less) sobre o conceito que ele chama de paradoxo da escolha, onde estuda como a felicidade é afetada pelas boas ou más escolhas que fazemos. Ele fala com base nas decisões cotidianas do americano médio como oferecer menos opções no mercado diminui a ansiedade dos compradores, passando por um embasamento psicológico de como se dá o processo de escolha.

    Tem um TED Talk dele que resume o tema do livro:
    http://www.ted.com/index.php/talks/barry_schwartz_on_the_paradox_of_choice.html

    Responder

  4. Felipe Veiga "Dent VII" 01/01/2011 20:31

    Também ia comentar sobre a palestra do prof. Barry Schwartz, do motivo que os seres humanos tem dificuldade de a-) saber por onde começar, b-) fazer a melhor escolha, dado que existem multiplas escolhas com resultados aproximadamente semelhantes, mesmo que aparentemente.

    Bom post!

    Responder

  5. Luciano Melo 09/07/2011 03:05

    AJUDA MUTUA
    1 -O primeiro passo é ter R$ 12,00 (doze reais). Deposite R$ 2,00 na conta de cada pessoa que esta na lista, no final da carta e já estará participando do programa.
    2 -Depois de depositar R$ 2,00 em cada conta, refaça a lista do final desta carta incluindo o seu nome e a sua conta bancaria, na ultima posição da lista, elimine o nome que esta na primeira posição para que fiquem somente seis participantes por lista (é extremamente importante respeitar a seqüência para que tudo de certo). Esta lista tem que ser feita corretamente para que todos possam ganhar. Não mude a posição dos nomes, não tente colocar seu nome em lugar diferente pois não funcionara. O seu nome tem que percorrer a lista da ultima ate a primeira posição para que você receba tudo oque o programa oferece. Se agir com honestidade e de acordo com as instruções você ganhará, no mínimo, R$200.000,00 (duzentos mil reais).3 -Com a nova lista pronta faça 250 copias ou mais se desejar, pode ser feito em gráficas, no computador ou xerox.

    Quanto mais copias você enviar melhor será o resultado. Podem ser enviadas por e-mail.
    Durante noventa dias você estará recebendo a sua parte também que pode ultrapassar os R$200.000,00 (duzentos mil reais) se todos fizerem 250 copias. As pessoas que aderirem farão apenas seis depósitos de R$ 2,00 uma única vez. DOIS REAIS EM CADA CONTA.
    Faça os depósitos por transferências, pela internet.E ofereça as outras pessoas, a mesma oportunidade que esta tendo neste momento. Pense bem nisso: o sucesso deste programa é garantido quando seguido corretamente, só depende de você. Não é pirâmide, não é corrente e muito menos marketing pessoal. Muitas pessoas ao receberem não entenderão que é apenas uma AJUDA mútua.. Se algumas pessoas não aceitarem, não desista, faça a sua parte. O sucesso só de pende de você.

    *Nome-Cleber Gabriel Da Silva Almeida
    Agência:0655 op:013 c/c 891746-2 Caixa Econômica
    * Nome -Edna Rodrigues
    Agência-1239-4 Conta-33787-0 (Conta Corrente ) Banco-Banco do Brasil
    * Nome -Marisa Alves da Silva
    Agência-0606 Conta-1011524-8 (Conta Poupança) Banco -Bradesco
    * Nome -Maria Carolina Rodrigues
    Agência-2113-0 Conta-0025212-3 (Conta Corrente) Banco-Bradesco
    * Nome -Claudemir Pereira Agência -0816 Operação 013 Conta-0068864-5 (Conta Poupança) Banco -Caixa Economica Federal
    * Nome –Luciano De Melo Amazonas
    Ag encia-0071 Conta-64663-2 (conta corrente)Banco Itaú/ http://www.itau.com.br/

    Responder

  6. Luciano Melo 04/10/2011 07:10

    GANHE DINHEIRO NA INTERNET!!!

    GANHE DINHEIRO COM AJUDA MÚTUA: FUNCIONA MESMO!!! Data: 13/07/11
    ________________________________________
    *INVISTA APENAS 12,00 E GANHE 20.000,00 ou mais… COMPROVADO!

    Método Aprovado pela REVISTA EXAME!!!

    GANHE DINHEIRO FÁCIL, RÁPIDO E HONESTAMENTE!!! VOCÊ JÁ IMAGINOU GANHAR R$ 20.000,00 EM MENOS DE 4 SEMANAS?? ACHA IMPOSSÍVEL?? ENTÃO LEIA ESTE ARTIGO E COMEMORE!!! É aconselhável que você salve este arquivo em seu computador e leia-o em um editor de texto (Ex: Wordpad, bloco de notas ou Word). Para isso aperte Ctrl+A para selecionar todo o texto, aperte Ctrl+C para copiar e depois cole-o em seu Editor (Ctrl+V).
    ENTÃO, VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA GANHAR DINHEIRO? ENTAO AÍ VAMOS NÓS!!! *** A LISTA DE NOMES ESTA NO FINAL DESTE ARTIGO. *** Ok, leia tudo isso cuidadosamente. Imprima estas informações, se quiser, para que você possa facilmente utilizar como referência quando precisar. Siga as instruções e veja o dinheiro entrar! É fácil, é legal e seu investimento é de 12,00. IMPORTANTE: Isto não é um golpe, não é indecente, não é ilegal, funciona muito nos países de 1º mundo e foi avaliado positivamente pela revista Exame. Funciona mesmo!!
    ETAPA 1: Imediatamente, mande R$2,00 (dois reais) para cada uma das seis pessoas que estão relacionadas na listagem abaixo. Deposite esta quantia na conta-corrente ou poupança nos caixas eletrônicos, ou através de transferência de conta corrente para conta corrente pela internet ou nos caixas eletrônicos.
    ETAPA 2: Depois de depositar R$ 2,00 em cada conta, refaça a lista do final desta carta incluindo o seu nome e a sua conta bancária, na ultima posição da lista, elimine o nome que está na primeira posição, para que fiquem somente seis participantes por lista, (é extremamente importante respeitar a seqüência para que tudo dê certo). Esta lista tem que ser feita corretamente para que todos possam ganhar. Não mude a posição dos nomes, não tente colocar seu nome em lugar diferente pois não funcionará. O seu nome tem que percorrer a lista da ultima, até a primeira posição, para que você receba tudo o que o programa oferece.
    PARABÉNS. Tudo que você tem que fazer é ir em outros MURAIS (temas, áreas, etc)e fazer de novo, no máximo possível e no mínimo 200 postagens. LEMBRE-SE,QUANTO MAIS MENSAGENS VOCÊ POSTAR AOS NEWSGROUPS OU LUGARES DIFERENTES, MAIS DINHEIRO VOCÊ GANHARÁ! MAS VOCÊ TEM QUE POSTAR UM MÍNIMO DE 200 CÓPIAS. sites famosos(CADÊ, TERRA, BRTURBO, PROGRAMAÇÃO, UOL, BOL E ETC).
    LISTA DOS NOMES:

    *- Marcus V. S. Correa BANCO BRASIL AGÊNCIA 4592-6 CC: 7636-8 02)

    *- Adriano R. Neves Banco Bradesco, Ag. 2034 Conta Poupança:1014856-1

    *- G.A.B C.E.F. Ag. 0124 Conta Poupança 01300124442-2

    *-CINTIA DE BRITO- C.E.F ou LOTÉRICAS-Ag. 4167 POUPANÇA:0138505-9

    *- S.J.S. Banco C.E.F. ou Lotérica- Ag. 4079-001 C/C: 4976-0

    *-Luciano De Melo Amazonas – Banco Itaú/ Agencia- 0071 / c corrente- 64663-2

    Botão original para pagamentos via pag seguro.

    Método Aprovado pela REVISTA EXAME.

    “A HONESTIDADE É O QUE FAZ ESTE PROGRAMA FUNCIONAR!! ” RESUMINDO O MAIS IMPORTANTE É O MAXIMO DE INTERNALTAS POSSIVEIS RECEBEREM ESTÁ MENSAGEM. MUITO OBRIGADO POR LER ESTE TEXTO E ESPERO QUE PARTICIPE”

    Responder

  7. chicago bears 21/05/2012 04:50

    I relish, cause I found exactly what I used to be looking for. You’ve ended my four day long hunt! God Bless you man. Have a nice day. Bye

    Responder

  8. Adriano Ricardo] 21/05/2012 08:02

    Muito bom artigo, gostei de verdade!

    Só gostaria de citar aqui probleminhas que tive com Vímeo, estes dias entrei fazer up de um vídeo e já fazia algum tempo que não frequentava, então me deparei com um site muito “diferente”, fora do “normal”, me senti completamente perdido, não conseguia me localizar corretamente, só depois de usar um tempo que me acostumei com a interface deles.

    Realmente é muito bonito, depois de acostumado usa-se bem, mas de prima… ixi, se enrola todo.

    Responder

Faça um comentário

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>